Já dizia o ditado: Antes tarde do que nunca! – Hoje no Brasil, especificamente em São Paulo, existem diversas escolas abrindo turmas de Ballet Clássico para Adultos e essa tendência vem ganhando mais adeptos por todo mundo.
Em Portugal, por exemplo, existe a professora Rita Marques Pinto que possui dois estúdios de ballet, ambos com aulas para adultos. A procura vem aumentando ano após ano e em suas turmas a aluna mais nova possui 23 anos e a mais velha 47.Quem ensina dança clássica a maiores de 18 anos admite ter a vantagem de “falar com pessoas que entendem de imediato o que é solicitado” e quem pratica garante que é uma ótima alternativa de exercitar o corpo e a mente, ajuda a descontrair e muitas vezes a concretizar o sonho de infância.
As vantagens do Ballet são imensas, em qualquer idade.
Ballet Clássico é a atividade que melhor trabalha o condicionamento físico.
Segundo uma pesquisa realizada em 2008 por Tim Watson do Reino Unido, o Ballet Clássico comparado com a Natação, apresentou melhores resultados em seta a dez medidas de condicionamento físico. O estudo analisou fatores como força, flexibilidade e equilíbrio corporal e constatou que a dança é superior ao esporte aquático, considerado até então o melhor esporte.
Os bailarinos se mostraram 21% mais fortes que os nadadores, tiveram melhores resultados em testes de flexibilidade, equilíbrio corporal (parado ou em movimento), equilíbrio psicológico, mais força nos músculos anteriores e posteriores das coxas, melhores em salto a distância e salto em altura, menor porcentagem de gordura corporal e maior índice de massa corporal.
A grande vantagem concluída na pesquisa foi que a dança exercita os músculos sem encurtá-los e trabalhar a coordenação motora e postura ao mesmo tempo.
“Os bailarinos são os atletas de Deus” Albert Einstein
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u472270.shtml