Véu em árabe é chamado Hijab, que significa algo que separa duas coisas.

 

SHIVA_0199São muitas as explicações para o uso do véu na dança do ventre, levando para o lado místico, o véu é o conhecimento oculto ou revelado e esta mudança de significado depende se ele está sendo usado ou retirado durante uma apresentação. É como uma extensão da bailarina, de seus braços, proporcionando um ar de mistério, leveza e liberdade. É exatamente por isso que ele é tão encantador.
O véu traduz como nenhum outro elemento, a essência da Dança do Ventre. Os movimentos de véu não fazem parte tradicionalmente da dança oriental, as egípcias usam pouco o véu e as libanesas usam com movimentos bastante simplistas. Já as bailarinas ocidentais – americanas e europeias foram às disseminadoras do uso do véu na dança do ventre. Plantando assim a semente nos outros países, principalmente no Brasil.
Além da dança com apenas um véu, há também a dança com dois véus ou véu duplo e também a dança com sete véus.
Há véus de vários tipos de tecidos como seda, organza, musseline, lisos, estampados. Pelo próprio peso do tecido ele demora mais tempo para cair no chão, causando um efeito inexplicável. Ele ondula com facilidade e provoca desenhos no ar, facilitando o trabalho da bailarina ela pode entrar com ele enrolado ou segurando a frente do seu corpo, no inicio da coreografia, para dar um suspense ao público de como será a roupa.

Existem muitas possibilidades de dançar com esse maravilhoso elemento da dança do ventre.

Fonte:
1.Caderno de Dança
2. Central Dança do Ventre

One thought on “A utilização dos Véus na Dança do Ventre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Unidade Tatuapé

Telefones: +55 (11) 2296.8969
Endereço: Rua Bom Sucesso, 1119, Tatuapé – SP.

Horário de Atendimento: Seg à Qui das 9h às 21h30, Sex das 14h às 21:30 e Sab das 8:10h às 14h